sábado, junho 15, 2013

Tudo Sobre Corrimento vaginal



O que é:

O corrimento vaginal é um tipo de secreção que sai de dentro do órgão genital feminino e que é um bom indicador da saúde da mulher. Quando normal, possui consistência aquosa ou mucosa e de coloração branco leitoso, embora se altere ligeiramente nas diversas fases do ciclo menstrual.

Uma infecção, seja por bactérias, fungos ou outra condição, promove corrimentos característicos, apresentando coceira, queimação, dor vulvar ou lesão vaginal, e coloração típicas. Essas especificidades podem ajudar a identificar a causa da infecção, facilitando seu tratamento.

Corrimento branco com coceira

O corrimento branco, espesso, que tende a aderir às paredes vaginais e que é acompanhado de coceira e queimação na vulva e na vagina, provavelmente é causada por fungos, sendo chamado de Candidíase.

Os sintomas podem piorar durante a semana que antecede a menstruação e e ocorre, sobretudo, em mulheres diabéticas, grávidas ou que estejam fazendo uso de antibióticos.

Corrimento branco, acinzentado ou amarelado com mau cheiro

O corrimento branco, acinzentado ou amarelado, com mau cheiro semelhante ao do peixe, pode ser uma infecção bacteriana, como ocorre na clamídia, por exemplo.

Corrimento branco, acinzentado ou amarelado espumoso

Corrimento branco, acinzentado ou amarelado espumoso pode ser causado por protozoário (trichomonas vaginalis).

A secreção, geralmente, ocorre logo após a menstruação e pode ter um odor desagradável. A coceira é intensa.

Corrimento marrom líquido ou com sangue

O corrimento líquido, marrom e, por vezes, com sangue, pode ser causado por câncer de vagina, do colo do útero ou do endométrio.

Corrimento com sangue após a relação

O corrimento com sangue após a relação pode ser uma infecção viral (vírus HPV e Herpesvirus).

Como identificar o corrimento vaginal

Para identificar o corrimento, a mulher deve observar o fundo da sua calcinha em uso e o papel higiênico, após a limpeza da vagina depois de urinar.

A fim de identificar o agente causador do corrimento, o ginecologista poderá solicitar exames, como o papanicolau, por exemplo, para que o tratamento seja mais direcionado e mais efetivo. Mas, na maioria das vezes, o ginecologista pode chegar ao diagnóstico somente ao observar os sinais clínicos da mulher.

Como tratar o corrimento vaginal

O tratamento para o corrimento vaginal varia conforme o agente causador. Existem as possibilidades de tomar um medicamento uma só vez, ou tomar um antibiótico durante 3, 7 ou 14 dias, dependendo da gravidade da doença e do tipo de micro-organismo envolvido.

Com exceção da candidíase, ambos os parceiros devem ser tratados ao mesmo tempo, para evitar a reinfecção.
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário