sábado, junho 15, 2013

ALIMENTAÇÃO PREVENTIVA PODE SER MAIS SIMPLES DO QUE SE IMAGINA


Que os alimentos têm poder de cura, ninguém duvida. Mas, você sabia que eles também podem auxiliar na prevenção de diversas doenças? Iogurte, açaí, frutas, mel e oleaginosas são algumas opções para quem deseja seguir uma dieta saudável.

E para seguir uma dieta nutritiva é necessário escolher bem os ingredientes e balancear, uma vez que cada um dos alimentos tem propriedades diferentes e todas são importantes para o bom funcionamento do organismo.

“Quanto mais colorido o prato, melhor. Não basta só comer frutas, é fundamental variar entre os diferentes tipos desse alimento. É recomendada a ingestão diária de três a cinco porções e, por isso, a salada é uma excelente sugestão”, afirma a nutricionista Valéria Carvalho.

Outro alimento rico em valores nutricionais é o iogurte, que por ser boa fonte de cálcio contribui para a formação e reparação de tecidos corporais, de ossos e dentes. “Ele também tem boa quantidade de proteínas, vitaminas como a A e as do complexo B e zinco, nutrientes que fornecem energia, equilibram a flora intestinal, combatem radicais livres e reforçam a imunidade”, continua a profissional.

O mel e as sementes oleaginosas também são excelentes para a nutrição e unem diversos benefícios, entre eles a capacidade de reforçar a imunidade. Além disso, o mel tem componentes com ações antibacterianas e que agem como antibióticos naturais.

O açaí, que virou moda em todo o país, é um alimento recomendado para quem quer manter uma dieta saudável. Ele ajuda a reduzir o LDL – colesterol ruim- e a melhorar a circulação do sangue, reduzindo o risco de problemas do coração, e tem componentes que ajudam a prevenir o envelhecimento precoce. Mas vale o alerta, ele é um alimento muito calórico e deve ser consumido moderadamente.
Categories:

0 comentários:

Postar um comentário